VPD Nova York
Onde Comer

Receitas de viagem: Pappardelle Alla Fiesolana do Bar Pitti

O Bar Pitti é um restaurante clássico de Nova York, querido por locais e turistas, gringos e brasileiros. Desde a minha primeira visita a Nova York, ele já virou um dos meus restaurantes preferidos e presença certeira em todas as minhas outras viagens antes de me mudar pra NYC. Já experimentei muitos pratos do Bar Pitti, mas o pappardelle alla fiesolana é definitivamente o mais gostoso e por isso, quero dividir a receita da minha versão deste prato com vocês.  

O pappardelle alla fiesolana é uma massa deliciosa, simples e muito saborosa. Dessas comidas que são um aconchego, sabe? Melhor ainda: é fácil, é rápido e por isso eu faço quase toda semana! É de longe o prato mais pedido lá, pelo menos pelos brasileiros. Eu digo isso porque sempre que o garçom vê a gente falando português na mesa, já pergunta quantos pappardelles vamos querer. Errado ele não tá, né?

Como fazer o Pappardelle Alla Fiesolana do Bar Pitti

Dicas para fazer o Pappardelle do Bar Pitti

As medidas

Eu vou dar medidas de tudo aqui, mas sinta-se mega à vontade pra fazer os ajustes de acordo com o seu gosto. A verdade é que eu sempre faço essa receita todinha “de olho” e só fui medir para poder passar uma proporção pra vocês, mas não precisa ser tudo super preciso não. Se quiser mais bacon, coloque mesmo. Quer menos creme de leite? Tudo bem! Ajuste as medidas da maneira que fizer mais sentido pra você e tenho certeza que vai ficar delicioso! 

A massa

Originalmente, essa receita é feita com o pappardelle mas você pode usar outra massa se preferir. Se for usar uma massa pronta, prefira as massas capazes de reter melhor o molho, como penne, rigatoni ou fusilli (bom e velho macarrão parafuso). 

o pappardelle alla fiesolana do bar pitti feito em casa pronto. ele está em um prato branco e coberto com queijo parmesão ralado.
Dá pra usar o macarrão da sua preferência!

Se quiser fazer a massa em casa, vai ficar muito mais gostoso, claro! A impressão que eu tenho é que a massa do pappardelle do Bar Pitti é feita só com farinha de semolina e ovo, então tente usar parte ou integralmente essa farinha para um resultado mais parecido.

O molho de tomate

O “molho” de tomate usado nessa receita vai ser super importante pro resultado final. Ele pode ser super fácil, mas eu não recomendo você usar um molho pronto (nem o feito em casa e muito menos aqueles de supermercado). Quanto mais temperado o molho, mais gosto desse molho pronto vai ter o prato e hoje a idéia não é essa, né?

Eu recomendo usar uma passata só de tomate (vende no supermercado, sem nenhum outro tempero e pode ir direto pro prato) ou um tomate pelado batido e fervido um pouco (ou pode só bater e deixar ferver na hora de preparar o  molho mesmo, tá valendo).

O queijo e o creme de leite fresco

Este é um prato de poucos ingredientes muito bons, por isso o resultado é tão gostoso. Caprichar nos ingredientes vai ter um impacto gigantesco no seu prato e aqui ressalto dois ingredientes pra ter atenção:

  • O creme de leite precisa ser o fresco (aquele que fica na geladeira do supermercado) e não de caixinha ou de latinha. 
  • Use um bom queijo parmesão e jamais use aqueles queijos pré ralados que são ressecados e não vão dar nem sabor nem a textura certa pro seu molho.

Ingredientes

Para duas pessoas:

  • 200g de pappardelle (ou a massa da sua preferência)
  • 50g de bacon em cubinhos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 xícara de molho de tomate
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1/3 de xícara de parmesão
  • Sal
  • Pimenta
  • Azeite

Modo de fazer

Se você estiver usando uma massa pronta, comece colocando uma panela com água e sal pra ferver porque o molho fica pronto rapidinho.

Importante: se você for usar uma massa caseira, você pode até ferver a água, mas deixe pra cozinhar o macarrão apenas quando o molho já estiver pronto. Se você começar antes, a massa vai acabar ficando molenga!

Coloque o seu bacon (cortado em cubinhos ou tirinhas, o que preferir) em uma frigideira larga com bordas altas ou uma panela mesmo. Você pode colocar um pouquinho de azeite, mas um truque é colocar o bacon na panela fria em fogo médio. A gordura vai derreter e o bacon vai fritar na própria gordura e dourar aos poucos.

o bacon fritando na frigideira
Esse truque da frigideira fria é ótimo!

Quando o bacon estiver quase no ponto, coloque um pouquinho de azeite e o alho pra fritar. A gente não quer que o alho fique dourado nem nada do tipo porque isso vai afetar o gosto do molho, a ideia é só tirar o gosto cru mesmo. Um minutinho e já tá bom!

Assim que o alho estiver no ponto, coloque o molho de tomate e o creme de leite fresco. Misture tudo e deixe esse molho ferver e reduzir um pouco. O molho vai ganhar mais sabor e o creme de leite vai ficar mais cremoso e dar a textura que a gente quer!

Depois de uns minutinhos ele vai borbulhar e mudar de cor, aí você pode adicionar o queijo! Misture e experimente pra ter ideia de quanto sal e pimenta você vai precisar, e coloque à gosto. Aqui dá pra ralar um pouquinho de noz moscada também se você já tiver na sua casa (a pra ralar na hora).

Acerte o queijo e os temperos, desligue o fogo e reserve esse molho. Se você estiver usando uma massa fresca, só agora você vai colocar ela pra cozinhar.

Escorra bem a sua massa (seja fresca ou pronta) pra tirar toda a água. Nessa receita, a água do macarrão não vai ajudar na consistência do molho e vai só deixar ele meio aguado mesmo.

O macarrão pappardelle em uma panela preta, já com o molho.
Escorra bem o macarrão antes de juntar no molho!

Coloque a massa na panela onde está o seu molho, misture os dois. Eu gosto de colocar a massa aos poucos pra ir misturando bem o molho em cada parte da massa. Adicione um pouquinho de queijo parmesão ralado na hora de servir porque um pouquinho de queijo a mais nunca faz mal, né? 😛

Simples e delicioso, eu prometo! É uma das massas preferidas de toda a família aqui e vou ficar na torcida pra fazer sucesso aí também. Depois me conte o que achou e marque a gente lá no Instagram pra ver a sua versão, tá? 🙂